Professora Daniele Kowalewski.
Conceitos fundamentais sobre as práticas de pluralidade cultural.
Maior acesso e diversidade;
As dificuldades de se tratar com a diferença/ diversidade/pluralidade/multiculturalismo.
A Igualdade e a Diferença.
Texto utilizado de Silvia Duschatzky e carlos Skliar em "O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação". Três classificações da pluralidade.
O outro como fonte de todo mal;
O outro como sujeito pleno de uma marca cultural;
O outro como alguém a tolerar.
1998 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que a pluralidade cultural passa a ser um dos temas transversais da educação brasileira. Em 2003, a publicação da lei nº 10.639, traz a obrigatoriedade do ensino da História da África e de cultura Afro Brasileira nas escolas e em 2008 a lei se estende para também a Cultura Indígena.
Em 2007 há uma publicação do programa Ética e Cidadania, através de textos e atividades para trabalhar nas escolas.
A escola consegue lidar com as diferenças, sem considerar uma aberração? |
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