Vídeo Aula: Profa. Viviane Pinheiro
Dimensão afetiva na construção de valores, referente a duas acepções do papel da afetividade na moralidade.
Referência bibliográfica em Piaget (1953), artigo: "As relações entre a inteligência e a afetividade no desenvolvimento da criança."
1. A afetividade como "fonte de energia" para a cognição. Piaget usam uma metáfora, a afetividade seria como a gasolina para a cognição que seria o motor do carro. Afetividade não modifica a estrutura cognitiva, mas funciona como fonte de energia pro funcionamento ou desempenho.
2. A afetividade como um dos aspectos organizativos do psiquismo humano.
Mário Carreteiro cita que tanto a afetividade quanto a cognição tem gasolina e motor, assim os dois possuem tanto a motivação quanto a estrutura. a afetividade seria um dos aspectos organizativos do psiquismo humanos, assim como a cognição.
Imagem da internet - Pesquisa google |
Dois aspectos:
Vergonha -
Forma como o outro me vê
Desejo de se esconder.
Culpa;
Auto avaliação do sujeito
desejo de confessar, de se desculpar.
Sentimentos morais, emoções negativas, atribuições internas e interpessoais e regulam os valores morais.
- Importância em se trabalhar com sentimentos na escola;
- Não minimizar os vínculos afetivos;
- Trabalhar os sentimentos morais com os alunos e com eles a diversidade e a tolerância;
- Promover um ambiente mais saudável e feliz com o reforço aos sentimentos positivos, levando à solução de conflitos morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário