segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Módulo I Educação e Construção de Valores:Vídeo-aula 8: A construção psicológica dos valores


Prof. Ulisses Araújo (univ. São Paulo) -
1. Possível educação em valores?
2. Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores?
3. Quais valores devem as escolas ensinar?
Valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas, relações ou sobre si mesmo.Valores estão atribuídos ao gostar, gosto! Os gostos são variáveis, construídos e modificados, tornando valores variáveis.
"Posicionamento" dos valores na identidade - Desde o nascimento são construídos os gostos e as atribuições dos valores nas coisas ou pessoas, que são transformados e modificados podendo ora estar centralizado e ora ser periférico.
Valores Periféricos - estão em segundo plano na ação ética do indivíduo, mas podem oscilar e passar ao estado central e se tornar uma conduta principal.
Valores Centrais – Aqueles valores que são principais nas condutas.
Escola precisa determinar quais valores são construídos como centrais para se trabalhar intencionalmente sobre os valores. E realizar o trabalho no cotidiano para trabalhar os valores universais e positivos nas crianças.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário