Prof.
Ulisses Araújo (univ. São Paulo) -
1.
Possível educação em valores?
2.
Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores?
3.
Quais valores devem as escolas ensinar?
Valores
referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Projeção de
sentimentos positivos sobre objetos, pessoas, relações ou sobre si mesmo.Valores
estão atribuídos ao gostar, gosto! Os gostos são variáveis, construídos e
modificados, tornando valores variáveis.
"Posicionamento"
dos valores na identidade - Desde o nascimento são construídos os gostos e as
atribuições dos valores nas coisas ou pessoas, que são transformados e
modificados podendo ora estar centralizado e ora ser periférico.
Valores
Periféricos - estão em segundo plano na ação ética do
indivíduo, mas podem oscilar e passar ao estado central e se tornar uma conduta
principal.
Valores Centrais – Aqueles valores que
são principais nas condutas.
Escola precisa determinar quais valores são
construídos como centrais para se trabalhar intencionalmente sobre os valores.
E realizar o trabalho no cotidiano para trabalhar os valores universais e
positivos nas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário